Olá amigos,
Incomodado já há algum tempo com diversas situações absurdas que nos cercam a respeito de diversos temas, como agreções ao meio ambiente, pobreza, descasos dos governantes e políticos com o povo, caos na saúde, na educação, além da tentativa de acabarem com as famílias e diversas outras insanidades, resolvi montar esse Blog como mais um meio para denunciarmos essas situações.
Muitas vezes nos sentimos impotentes e ficamos sem saber o que fazer em favor da preservação da natureza, em prol dos nossos irmãos e irmãs que sofrem nas filas dos hospitais, em favor de um ensino de qualidade para nossos filhos, pela preservação da família e da ética e moral na sociedade.
Assim, resolvi usar um meio que está disponível, a internet, e que é de grande alcance geográfico, político e humano.
Dessa forma coloco a disposição de todos os amigos e amigas que comungam dessa minha preocupação, para que também usem esse espaço para denunciarem suas insatisfações.
Que Deus nos abençoe nessa tentativa e que ela seja de alguma forma eficaz na melhoria da defesa da vida, envolvendo todos os seus aspectos, em nosso país e no mundo todo.
Um grande abraço,
José Vicente Ucha Campos
Contato: jvucampos@gmail.com

quarta-feira, 9 de julho de 2014

VERGONHA NACIONAL!?



VERGONHA NACIONAL!?

Impressionante ver nos telejornais da hora do almoço, as declarações de diversos brasileiros com relação a derrota da seleção brasileira ontem, 08/07/14, dizendo que estavam decepcionados, envergonhados, magoados e humilhados; alguns com raiva e outros atônitos, sem saber o que pensar ou falar.
 
Acho que o que é triste nisso tudo é ver um povo que fica com esse sentimento  de "vergonha nacional" ou "vergonha internacional", como dizia um dos entrevistados, pela derrota da nossa seleção de futebol, mas, não tem o mesmo sentimento  para a verdadeira vergonha nacional, ou melhor, internacional, que é a de morar num país que tem um dos piores sistemas de ensino do mundo, onde faltam escolas, onde as escolas que existem estão em péssimas condições, onde falta material escolar e até mesmo água e merenda em algumas cidades do nordeste brasileiro, onde há falta de professores e os que se têm são mau pagos.
 
Vergonha Nacional, é morar num país onde se tem um sistema de saúde que leva o povo a ficar vinte e quatro horas ou mais numa fila de um Hospital ou Posto de Saúde, para conseguir uma senha que permitirá que ele seja  atendido três ou quatro meses depois, como se a sua doença parasse de progredir e ficasse esperando seu atendimento.
 
Vergonha é morar num país, onde só se consegue fazer um exame de diagnóstico por imagem também três a quatro meses depois de sua solicitação por um médico, quando se consegue ser atendido. Onde um exame de sangue só é feito de vinte a trinta dias depois do pedido médico e assim por diante.
Acho, que isso sim é vergonha nacional ou internacional. Disso é que temos que nos envergonhar muito e nos sentirmos humilhados e feridos em nossa dignidade de cidadão, de brasileiro e de ser humano.
Mas, quando será que isso vai fazer parte da nossa indignação? Quando será que reagiremos?
A nossa seleção é a única no mundo que já ganhou cinco vezes o Campeonato Mundial de Futebol e daqui a quatro anos tem condições de se recuperar e ganhar novamente, se trabalhar sério e forte, sem estrelismos.
Mas, e a nossa saúde, a nossa educação, a violência que nos assola e nos impede de ir e vir e às vezes até de trabalhar? Quantos Campeonatos Mundiais de Saúde, Educação, Segurança, Moradia, nós brasileiros já ganhamos? Não precisa responder.
É meus amigos e amigas, acho que temos que começar a mudar nossas prioridades e nossos sentimentos verdadeiros. Pois perder no futebol, o máximo que poderá nos acontecer é sermos gozados pelos nossos rivais, tais como argentinos e outros; mas continuarmos perdendo na educação, na saúde e em outras áreas de vital importância para nós, deve nos levar a fazer perguntas que são muito mais sérias, tais como:
- Quantos irmãos nossos, brasileiros, morreram nos últimos anos por falta de atendimento médico? Quantos brasileiros estão desempregados, não podendo dar uma vida digna a seus familiares por falta de trabalho disponível ou por falta de qualificação profissional, por falta de estudo? Quantos jovens, nossos filhos, irmãos, netos, morreram no último ano por violência (é a segunda maior causa de mortes de jovens no Brasil, atrás das mortes no trânsito)?
Perdemos a Copa, e daí! Acho que a nossa vergonha nacional é outra, ou não...?
Mas, como Deus continua sendo brasileiro, teremos tempo até o dia 05 de outubro de 2014 para revermos nossos conceitos de indignação, de vergonha, de humilhação e, então, tomarmos uma decisão radical com o único e correto instrumento de mudança que temos em nossas mãos e que ninguém pode nos tirar: o voto.
Pense nisso...!
Por: José Vicente Ucha Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário